Um dos mais antigos livros sobre finanças é “O homem mais rico da Babilônia”. Logo no primeiro capitulo ele introduz o conceito mais importante sobre enriquecimento: SE PAGUE PRIMEIRO. Algamish um homem muito rico ensina a Arkad, um dos protagonistas do livro:

“Você paga pelas roupas e pelas sandálias que usa? Não paga pelas coisas que come? Consegue viver na Babilônia sem fazer despesas? O que tem para apresentar do que recebeu no mês passado? E de tudo quanto ganhou no último ano? Louco! Você paga a todo mundo, menos a si mesmo. Idiota, está trabalhando para os outros. Bem melhor que isso faz o escravo, que trabalha para o seu dono em troca de roupa e comida… Uma parte de tudo o que ganha pertence exclusivamente a você. No mínimo um décimo, mesmo nas ocasiões que tiver recebido pouco dinheiro. Pode ser mais, de acordo com o que produzir. Pague a si mesmo primeiro. Não compre ao fazedor de roupas ou ao fazedor de sandálias mais do que possa pagar com o restante, devendo ainda separar o bastante para alimentar-se e ajudar o próximo”

O livro é de 1926 e passados 90 anos ele ainda se mantém atual. Reserve pelo menos 10% do seu salário para você mesmo! NUNCA SE ESQUEÇA: SE PAGUE PRIMEIRO!!!