Uma das maiores dificuldades que encontro durante os meus atendimentos é conscientizar as pessoas a pensar no futuro. É da natureza humana pensar somente no hoje e infelizmente isso leva a grandes desastres financeiros.

E o que eu chamo de futuro? 
Bom, temos que pensar em dois prazos, curto e longo. No curto prazo temos que pensar e planejar como vamos pagar as próximas contas, impostos, lazer e ter um dinheiro guardado para emergências. Coloque tudo o que você sabe que tem que pagar no futuro e planeje como vai fazer isso. Pode ser guardando 10 reais por mês! O valor não importa, desde que você evite uma surpresa na hora que a conta chegar e tenha que pegar um empréstimo.

No longo prazo eu falo de grandes planos e aposentadoria. Os grandes planos são sua casa nova, uma mudança de carreira… Tudo isso pode ser planejado desde hoje! Separe um dinheiro assim que receber seu salário e SE PAGUE! No início pode ser pouco dinheiro, não precisam ser grandes valores, o importe é que você crie esse hábito. Você vai ver que com o passar do tempo a vontade de poupar mais aumenta e naturalmente sua poupança também!

Isso vale também para a sua aposentadoria. Não espere que o governo vá cobrir todos os seus gastos quando você decidir se aposentar, muito pelo contrário, a tendência é que cada vez se pague menos e mais tarde. As duas formas de se prevenir disso são: investindo seu próprio dinheiro ou deixar que alguém invista seu dinheiro. Investir seu próprio dinheiro demanda um pouco de estudo, mas não é nada do outro mundo  e os resultados normalmente são melhores do que deixar que outras pessoas invistam seu dinheiro. Quando eu falo de pessoas investindo seu dinheiro eu falo de previdência privada. São milhares os planos de previdência privada, cada um com sua peculiaridade. Alguns vão ser bons pra você e outros são péssimos. Tem que analisar caso a caso para decidir o que é melhor. Eu posso te ajudar a selecionar a previdência que melhor encaixe no seu caso.

O futuro é dado um passo de cada vez e quanto mais cedo você começa essa caminhada mais prazerosa ela será!