e você gosta de ler livros como eu deve enfrentar um grande problema: o preço dos livros! Doi o bolso cada vez que vamos a uma livraria e vemos aqueles livros maravilhosos só esperando para serem lidos, quando checamos os preços, quase caimos para trás!

A melhor solução que eu achei até agora para manter o vicio e não gastar muito são os ereaders, ou leitores de livros digitais. Temos várias opções! O Kobo, o Lev, e o meu queridinho o Kindle!

Eu sei, os argumentos para não migrar dos livros de papel para os digitais são vários e cada pessoa tem um diferente.

O primeiro é que ler numa tela é incômodo: na minha experiência os primeiros minutos são realmente estranhos, mas logo você se acostuma e mal sente que não está usando papel. O segundo é que os preços apesar de serem geralmente mais baixos para os livros digitais, eles são bastante caros ainda. Soma-se a isso que um leitor digital não é muito barato. Vou fazer uma conta rápida: um kindle mais básico custa aproximadamente 200 reais em promoção. Se você pagar 30 reais em um livro digital que custaria 40 reais no físico, lendo 20 livros por ano você já justificou a compra do Kindle! Vale a pena mencionar que a Amazon muitas vezes faz promoções onde o preço do livro chega a 2 reais! E não são livros ruins não, dá pra achar muita coisa boa nessas promoções. Também existe a opção de assinar o Kindle Unlimited, um serviço de locação de livros: você paga uma taxa mensal e tem a disposição um enorme acervo que vai poder ler a vontade sem ter de pagar a mais por isso. Atualmente a mensalidade do Unlimited custa 20 reais! Quantos livros físicos você compra por esse preço?

E a maior vantagem do livro digital é uma inesperada: você lê MUITO mais! É incrivel, mas todo mundo que migra pro digital diz a mesma coisa. E isso pode ser explicado de várias formas: é mais fácil você carregar vários livros com você (não ocupa espaço), você pode comprar um livro em qualquer lugar (até no banheiro!), pode ler de noite sem precisar acender uma luz… Tudo isso contribui para que seja mais fácil você ler em qualquer lugar!

Não deixe seus preconceitos com a telinha te afastarem da economia e facilidade dos livros digitais, eu garanto que você vai gostar e de quebra vai economizar bastante no final!