Devedores sempre tem a ilusão de quem poupa tem um segredo para conseguir guardar dinheiro. Como estive dos dois lados eu vou revelar: não existe segredo nenhum! Então porque algumas pessoas guardam dinheiro enquanto outras estão devendo? A diferença está na disciplina!

Enquanto o devedor vê uma conta cheia de dinheiro como uma oportunidade para gastar tudo aquilo, o poupador sabe que se não for cuidado só logo gastará todo o dinheiro e vai ficar no negativo. Por conta disso, tudo o que o poupador vai comprar é bem pensado, não faz compras por impulso e sabe quanto pode gastar em determinado item sem prejudicar seu poder de poupança.

A falta de disciplina do devedor é cruel! Ele cai facilmente em armadilhas do comércio e bancos e logo que quita suas dívidas ele já faz novas. Quando tem dívidas o devedor se obriga a criar hábitos e acaba se disciplinando temporariamente para pagar a dívida, porém assim que deixa de ser devedor a disciplina vai por água abaixo e logo o ciclo recomeça. Se o devedor conseguir manter a disciplina que tinha enquanto estava pagando suas dívidas, logo ele se torna poupador!

Devemos pensar na disciplina como se fosse formada por diversos hábitos! Por exemplo: o hábito de evitar ir ao shopping para passear (e acabar gastando um dinheiro que não podia), o hábito de pesquisar o preço antes de comprar… Quanto mais hábitos de poupador você tiver mais disciplina para poupar terá!

Comece devagar, mude seus hábitos aos poucos. Dessa forma se adaptar a sua nova vida de poupador será mais fácil e a transição será mais prazerosa! Lembre-se uma longa jornada é percorrida metro a metro.