Sempre que falamos de aposentadoria pensamos em um tempo que vai demorar muito para chegar. E como todo bom brasileiro deixamos tudo para última hora e nas mãos do estado. 70% da população pensa assim e acaba pagando o preço no futuro. O número de idosos que tem de continuar trabalhando depois de aposentar cresce a cada dia, e infelizmente esse comportamento não é uma opção. Se esses mesmos idosos deixam de trabalhar eles não irão conseguir pagar as contas da casa. A inexistência de educação financeira é a principal causa desse mal.

As poucas pessoas que poupam normalmente não poupam para elas mesmas, dirigem todas as economias para bens materiais: carros, casas, viagens. Não que isso seja errado, muito pelo contrário, mas a nossa aposentadoria é a último  ponto numa lista enorme de prioridades.

“Nada a ver essa Júlia, o INSS tá em dia, meu futuro tá garantido”. Desculpe, mas não está. As regras atuais de aposentadoria estão totalmente defasadas. Espere a ruína do sistema todo em algumas décadas e você vai ficar na mão.

Previdências privadas são uma opção para quem não quer se preocupar em investir o próprio dinheiro. Fique muito atento qual instituição você irá escolher para fazer sua previdência! A mídia vem divulgando vários fundos que faliram ao longo dos últimos anos, principalmente os fechados. Lembre-se você irá pagar alguém para admnistrar seu dinheiro, o retornor no futuro não é tão grande quanto se você mesmo administra-se os seus investimentos

old-logo

Quem não se lembra do AERUS, previdência fechada da VARIG? Hoje milhares de funcionários ainda lutam para conseguir na justiça sua aposentadoria

Investir o dinheiro por conta é uma opção que eu gosto muito. Analisar os relatórios de empresas na bolsa de valores, e estudar investimentos são passatempos para mim. Não são todos que gostam, porém o retorno é maior do que você tem na previdência privada.

Previdência privada ou investimentos, tanto faz sua escolha, o importante é você construir seu futuro e não depender do governo.