Você leu a palavra acima e ficou muito curioso não é? Você não é o único.

Todo mundo está em busca da próxima oportunidade nos negócios, a próxima oportunidade na bolsa, a próxima oportunidade de emprego. Abra o olho!

Todos nós somos imediatistas: queremos o amanhã hoje. Quando nos oferecem uma oportunidade muitas vezes nos trazem a possibilidade de adiantar o futuro. Isso é muito tentador e é ai que estão as armadilhas: negócios que trazem retorno imediato e com altas taxas, produtos com preços aparentemente mais baixos, investimentos com retorno acima do mercado. Você certamente recebeu uma dessas ofertas nos últimos tempos.

O que essas oportunidades normalmente tem em comum? Elas exigem um comprometimento quase que imediato. “Essa promoção só vai até amanhã”; “Me dê uma resposta até hoje a tarde porque já tem um monte de gente interessada”; “Ninguém sabe desse investimento, mas como você é meu amigo vou oferecer pra você”.

A urgência aumenta a vontade de você aceitar a proposta. Você tem medo de perder aquela chance que pode ser única. Aquela chance que faria você mudar de vida. Será que é assim mesmo?

Muito cuidado. Oportunidades sim existem mas não são descobertas dessa forma. São descobertas com muito estudo, com anos de experiência e através de muito trabalho. Não existe almoço grátis.

Se um negócio parece ser bom demais para ser verdade provavelmente não é verdade mesmo. Se alguém lhe oferece algo e você pensa “Essa pessoa é meio burra de me oferecer isso” provavelmente o burro da história é você.

Esquemas de enriquecimento rápido que surgem a todo o momento com um nome diferente tem sempre algo em comum: no final todos perdem. Aquele apartamento na planta que parece ser um ótimo investimento provavelmente te dará muita dor de cabeça para ser entregue e mais aborrecimento na hora de vender ou alugar. Investir em boi parecia ser infalivel, afinal todos comem carne certo? Não foi bem assim que aconteceu…

Vá com calma, fortunas não são construidas de um dia pro outro. Boas oportunidades surgirão para aqueles que se dedicam para que elas surjam. Estude, trabalhe, cuide de você mesmo que oportunidades não faltarão.

“Um homem esperto cria mais oportunidades do que encontra.”
Francis Bacon