Olá! Essa é a quarta parte da nossa série de como fazer o seu planejamento financeiro!
Se você perdeu os outros posts, aqui estão eles: PARTE 1, PARTE 2,PARTE 3
Após anotar nossos gastos, pagar nossas dívidas o próximo passo para fazer um planejamento financeiro eficiente é separar nosso dinheiro em potes! Esse método é bem prático pois nos ajuda a visualizar como devemos gastar nosso dinheiro e pode nos guiar para uma vida financeira mais tranquila. Funciona assim: dividimos nosso dinheiro em 6 potes.
USANDO O MÉTODO DOS POTES PARA FAZER NOSSO PLANEJAMENTO FINANCEIRO
O PRIMEIRO POTE – DESPESAS FIXAS 55%
No primeiro pote vamos separar as despesas fixas e necessárias. Entram nesse pote as despesas com água, luz, gás, habitação, dívidas… São muitas coisas e por essa razão é um dos maiores potes. Normalmente muitas pessoas enchem e “transbordam” esse pote com dívidas e despesas com habitação. Se é o seu caso tente rever seus gastos para alcançar o objetivo de 55%.
O SEGUNDO POTE – CONSTRUIR O FUTURO 10%
No segundo pote iremos reservar 10% da nossa renda para construir nosso futuro. Isso significa aportar em uma previdência privada ou fazer nossos próprios investimentos. Você pode ler mais sobre isso aqui.
O TERCEIRO POTE – LAZER 10%
Esse pote serve para você se divertir! 10% do seu dinheiro deve ser reservado ao lazer. Festas, comer fora, viagens, shows… podem ser inclusos neste pote. Nunca podemos esquecer de nos divertir, lembre-se disso!
O QUARTO POTE – MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA 10%
Neste quarto pote podemos incluir os produtos que vão melhorar nossa qualidade de vida: eletroeletrônicos, reformas da casa, celulares…
O QUINTO POTE – EDUCAÇÃO 10%
Educação é fundamental para garantir nosso futuro e de nossos filhos. Se você tiver filhos essa porcentagem pode ser maior, mas nunca se esqueça de você também investir na SUA educação! Conhecimento é a chave para a tranquilidade financeira.
SEXTO POTE – CARIDADE 5%
Não podemos nunca nos esquecer dos outros! Reserve dinheiro para caridade ou para presentear alguém. Tudo o que vai vai lhe voltar em dobro
Os potes que apresentei aqui são somente um guia! Dependendo da fase de vida que você está, dos seus objetivos, dos seus planos para o futuro, tudo isso pode mudar radicalmente! O que importa é você saber para onde está indo seu dinheiro e organizar ele de forma racional e sem exageros!
Gostou? Compartilhe esse artigo com outras pessoas! Tá com alguma dúvida? Me mande um email que vou responder com o maior carinho contato@juliamendonca.com.br
Assine minha newsletter para ficar por dentro de todas as dicas que eu passo no blog. Semana que vem continuo com a nossa série sobre planejamento financeiro!
Um beijo!
Júlia Mendonça