Sempre que falamos de aposentadoria pensamos em um tempo que vai demorar muito para chegar.
E como todo bom brasileiro deixamos tudo para última hora e nas mãos do estado. 70% da população pensa assim e acaba pagando o preço no futuro.
O número de idosos que tem de continuar trabalhando depois de aposentar cresce a cada dia, e infelizmente esse comportamento não é uma opção. Se esses mesmos idosos deixam de trabalhar eles não irão conseguir pagar as contas da casa. A inexistência de educação financeira é a principal causa desse mal.
As poucas pessoas que poupam normalmente não poupam para elas mesmas, dirigem todas as economias para bens materiais: carros, casas, viagens.
Não que isso seja errado, muito pelo contrário, mas a nossa aposentadoria é a último ponto numa lista enorme de prioridades.
“Nada a ver essa Júlia, o INSS tá em dia, meu futuro tá garantido”. Desculpe, mas não está. As regras atuais de aposentadoria estão totalmente defasadas. Espere a ruína do sistema todo em algumas décadas e você vai ficar na mão.
Previdências privadas são uma opção para quem não quer se preocupar em investir o próprio dinheiro. Fique muito atento qual instituição você irá escolher para fazer sua previdência! A mídia vem divulgando vários fundos que faliram ao longo dos últimos anos, principalmente os fechados.
Lembre-se você irá pagar alguém para administrar seu dinheiro, o retorno no futuro não é tão grande quanto se você mesmo administra-se os seus investimentos
Quem não se lembra do AERUS, previdência fechada da VARIG? Hoje milhares de funcionários ainda lutam para conseguir na justiça sua aposentadoria
Investir o dinheiro por conta é uma opção que eu gosto muito. Analisar os relatórios de empresas na bolsa de valores, e estudar investimentos são passatempos para mim. Não são todos que gostam, porém o retorno é maior do que você tem na previdência privada.
Previdência privada ou investimentos, tanto faz sua escolha, o importante é você construir seu futuro e não depender do governo.